25/06/2015

ESPOSA DE MARCOS MAVUNGO VISITA COMUNIDADE NO BAIRRO DO GOLFE NO LOBITO EM LITÍGIO PELA POSSE DE TERRA


A 24 de Junho, a equipe da OMUNGA visitou a comunidade no bairro do Golfe, constituída por cerca de 100 famílias que se encontra em conflito pela posse de terras com a cidadã da Administração Municipal do Lobito, Nádia Furtado. De acordo às informações a que temos acesso, Nádia Furtado garante que os terrenos são seus tendo recebido do ex governador provincial, Armando da Cruz Neto.

Por outro lado, Nádia Furtado é filha da então Procuradora-geral Adjunta, Paula Furtado e parente de Francisco Pereira Furtado, ex chefe do Estado Maior General das FAA. Por outro lado, Armando da Cruz Neto, para além de ser o ex Governador da Província de Benguela é um dos queixosos no processo contra Rafael Marques no caso dos "Diamantes de sangue".

Na visita, participaram também activistas da OHI, uma representante da OSISA e a esposa do activista Marcos Mavungo preso em Cabinda.

A OMUNGA tem acompanhado este caso a pedido dos moradores. Nesta conformidade, dirigiu uma carta à Nádia Furtado para solicitar um encontro com o propósito de ouvir os seus argumentos e desenvolver um processo de negociação. Infelizmente não obtivemos até ao momento qualquer resposta. Por outro lado, durante uma audiência, fez a entrega do processo ao actual governador provincial de Benguela, Isaac dos Anjos que também ainda não deu qualquer pronunciamento.


Sem comentários: